Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 15:08
Ao lado da esposa, Melania, e dos cinco filhos, Donald Trump foi empossado como o 47º presidente dos EUA , na tarde desta segunda-feira, 20.
A cerimônia acontece no Capitólio, sede do Congresso Americano, devido ao tempo, um frio intenso toma conta de Washington D.C.
No juramento, antes de iniciar seu discurso, Trump usou duas bíblias uma que pertenceu ao ex-presidente Abraham Lincoln e outra que pertenceu à sua mãe.
“Juro solenemente que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, da melhor forma possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”, disse o presidente dos EUA em seu juramento.
O discurso de posse de Trump trouxe a prévia do tom que ele planeja adotar nos primeiros dias de seu segundo mandato. Nas últimas semanas, Trump desconcertou seus aliados estrangeiros ao falar sobre assumir o controle da Groenlândia e do Canal do Panamá e sobre transformar o Canadá em um estado americano.
No discurso de hoje, Trump reiterou promessas de campanha e disse que, “daqui a pouco, vamos mudar o nome do Golfo México para Golfo da América”.
“A América vai recuperar seu lugar de direito como a maior, mais poderosa e mais respeitada nação da Terra — inspirando o espanto e a admiração do mundo inteiro”, disse. “Em pouco tempo, vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.
Ao longo do discurso, ele também apresentou alguns dos decretos que irá assinar, começando pela declaração de estado de emergência na fronteira sul, com o México. O presidente também abordou a imigração, um foco importante de sua nova administração, dizendo que o governo “falha em proteger nossos magníficos cidadãos cumpridores da lei, mas prova ser santuário e proteção para criminosos perigosos”.
O discurso de posse de Trump foi transmitido ao vivo no YouTube. Assista: