Energia é restabelecida em partes da Europa e moradores comemoram

As autoridades não informaram o que causou a queda de energia, que afetou dezenas de milhões de pessoas.

Publicado em 29 de abril de 2025 às 15:13

Moradores comemoram o fim do apagão na região.
Moradores comemoram o fim do apagão na região. Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Cerca de 99,16% da energia elétrica já foi restabelecida na Espanha após um apagão nacional ocorrido na segunda-feira (28). A declaração foi feita na madrugada desta terça (29) pela concessionária de energia local. 

Em Portugal, a concessionária de energia disse que toda a rede está "perfeitamente estabilizada". "Todas as subestações de energia foram reativadas antes da meia-noite", afirmou a REN.

Na Península Ibérica a energia elétrica começou a voltar em algumas partes na noite desta segunda-feira (28). Em vídeos compartilhados nas redes sociais, moradores comemoram o fim do apagão na região.

Causa desconhecida

As autoridades não informaram o que causou a queda de energia, que afetou dezenas de milhões de pessoas na Península Ibérica, mas várias já descartaram crimes cibernéticos como causa.

"Neste momento, não há indícios de qualquer ciberataque", escreveu António Costa, presidente do Conselho Europeu, numa publicação no X.

As autoridades energéticas portuguesas afirmaram que a queda ocorreu após uma interrupção na rede elétrica europeia, mas não forneceram detalhes. Após um relato de que um "fenômeno atmosférico" não especificado teria causado a interrupção, a REN, fornecedora portuguesa de eletricidade e gás, negou veementemente que essa fosse a razão.