Entenda porque vermelho é a cor do luto na morte do papa

Desde a morte do papa Paulo VI, em 1978, todos os papas são sepultados com vestes vermelhas.

Publicado em 22 de abril de 2025 às 14:25

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

As primeiras imagens do papa Francisco no caixão de madeira, na Casa de Santa Marta, local onde o pontífice vivia, foram divulgadas pelo Vaticano, na manhã desta terça-feira (22). Nas imagens é possível ver os parâmetros vermelhos que fazem parte da tradição do funeral de um papa. Mas, porque a cor vermelho é a cor do luto dos líderes da igreja católica. 

O uso do vermelho como cor do luto na morte de um papa é um tradição bizantina. Nas liturgias orientais a cor vermelha é utilizada em funerais, ao contrário das ocidentais que costuma usar o roxo.

Além disso, o vermelho também remete à simbologia do martírio e do Espírito Santo na Igreja Católica. A cor lembra o sangue dos mártires, que sacrificaram suas vidas por Cristo. O vermelho também lembra o fogo do Espírito Santo, dom divino dado aos apóstolos para comandar a Igreja.

Desde a morte do papa Paulo VI, em 1978, todos os papas são sepultados com vestes vermelhas. Uma forma de lembrar que o papa é o sucessor de São Pedro, líder dos apóstolos e guardião da igreja, considerado o primeiro papa.

O vermelho também é usado em outras datas importantes para os católicos, como o Domingo de Ramos, a Sexta-feira Santa, o Pentecostes, e nas festas dos apóstolos e mártires. A cor não é de tristeza, mas sim de reforço da missão de um papa e da força do Espírito Santo.