Filmagem rara de peixe 'diabo negro' nadando à luz do dia na Espanha repercute

De acordo com os biólogos da ONG que divulgou o vídeo e recolheu o peixe, a razão pela qual o animal estava em águas rasas ainda é desconhecida.

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 19:50

Os registros foram vistos como históricos, pois a espécie normalmente vive em profundidades entre 200 e 2.000 metros no oceano.
Os registros foram vistos como históricos, pois a espécie normalmente vive em profundidades entre 200 e 2.000 metros no oceano. Crédito: Reprodução

Um vídeo do peixe "diabo negro" nadando perto da superfície do oceano, durante o dia, viralizou na web. Gravado em 26 de janeiro, a cerca de dois quilômetros da costa de Tenerife, na Espanha, o registro foi considerado histórico, pois esse comportamento é muito raro para a espécie.

O peixe diabo negro, ou rape abissal (Melanocetus johnsonii), é famoso pelo apêndice dorsal carregado de bactérias bioluminescentes que atraem suas presas, algo retratado na animação Procurando Nemo.

O nome "Melanocetus" significa literalmente "monstro marinho negro". Essa espécie é encontrada em mares tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

Fonte: CNN Brasil