J.K. Rowling comemora decisão da Suprema Corte britânica sobre 'definição de mulher'

Autora de 'Harry Potter' é voz ativa contra os direitos de mulheres trans.

Publicado em 17 de abril de 2025 às 23:18

Escritora fez post debochado nas redes sociais.
Escritora fez post debochado nas redes sociais. Crédito: Reprodução/Twitter

Nesta quarta-feira (16), J.K. Rowling usou as redes sociais para comemorar a decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que passou a adotar o sexo biológico como critério exclusivo na definição legal de "mulher".

No X (antigo Twitter), a autora de 'Harry Potter’ publicou: "Adoro quando um plano dá certo", acompanhando a frase com uma foto em que aparece fumando charuto e tomando um drink. Esse, porém, não foi o único post do dia. Mais cedo, J.K. Rowling já havia se manifestado sobre o tema.

"Foram necessárias três mulheres escocesas extraordinárias e tenazes, com um exército por trás delas, para que este caso fosse ouvido pela Suprema Corte e, ao vencer, elas protegeram os direitos das mulheres e meninas em todo o Reino Unido", falou.

Por fim, J.K. Rowling agradeceu ao grupo ativista 'For Women Scotland' pela conquista na Justiça. Com a nova decisão, mulheres trans que possuem o Certificado de Reconhecimento de Gênero poderão perder o acesso a serviços exclusivos para mulheres, como abrigos.

Fonte: Portal ND+