Jon Bon Jovi é criticado por prefeito após abrir restaurante para pobres

O restaurante foi construído pelo artista para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social

Publicado em 12 de abril de 2025 às 09:55

Bon Jovi
Bon Jovi Crédito: Reprodução/Instagram

O músico Jon Bon Jovi foi duramente criticado pelo prefeito da cidade de Toms Rivers, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, por distribuir comida para pessoas desabrigadas. Segundo o prefeito, o restaurante comunitário mantido pela organização sem fins lucrativos do artista, a JBJ Soul Foundation, leva mais problemas do que soluções à cidade.

“Não queremos nos tornar o marco zero para pessoas desabrigadas. Não queremos ser um depósito para o problema dos sem-teto no estado de Nova Jersey”, disse o prefeito, Daniel Rodrick, em entrevista à Fox News. “O estado de Nova Jersey precisa agir e resolver o problema. Eles têm os recursos, e transportar as pessoas de todos os lugares para Toms Rivers não é uma situação segura.”

O restaurante comunitário JBJ Soul Kitchen não é novo. O projeto existe desde 2011, e opera na lógica do “pague o que puder”.

Os clientes que têm condições são convidados a pagar adiantado e cobrir o custo sugerido de US$ 12 (R$ 70,47 na conversão atual) de uma refeição para aqueles que não podem pagar. Quem não tem dinheiro também pode se voluntariar no local, que abre de terça a sexta-feira, em troca das refeições.

“Eu definitivamente quero isso fechado, e quero que o condado pare de despejar pessoas em Toms Rivers”, continuou o prefeito à CBS News. Segundo ele, o restaurante está transformando a cidade em um destino para pessoas em situação de rua, e organizações sem fins lucrativos estariam transportando pessoas até lá.

“Não achamos que a biblioteca é um bom lugar. O problema nunca foi o Bon Jovi, é a comissão do condado de Ocean que se envolve com essas organizações sem fins lucrativos. É uma preocupação com a segurança, essas pessoas não são verificadas.”

Em nota enviada ao jornal The New York Post, Bon Jovi e sua esposa Dorothea Hurley declararam que vão continuar o projeto, cuja missão é ajudar a acabar com o problema das pessoas em situação de rua.

“A JBJ Soul Foundation e a JBJ Soul Kitchen estão comprometidas com acabar com a falta de moradia por meio de soluções reais. Não estamos aqui para mover as pessoas de um lugar a outro e forçá-las às sombras. Nossa fundação já construiu quase mil unidades de habitação e apoio acessíveis. Por meio da JBJ Soul Kitchen, conectamos pessoas a recursos e serviços. Se elas precisam de emprego, apoio a saúde mental ou moradia, nós tentamos remover as barreiras que as impedem de prosperar, e não apenas sobreviver.”

Com informações da Isto É