Publicado em 3 de outubro de 2024 às 15:44
Nesta quinta-feira, 3, quase duas semanas após Israel invadir seu território, as Forças Armadas do Líbano reagiram pela primeira vez à ofensiva e dispararam contra soldados israelenses.
De acordo com as Forças Armadas do Líbano, militares libaneses reagiram depois que um grupamento de Israel atacou um posto militar do Exército libanês nesta quinta-feira, 3. O ataque deixou um soldado do Líbano morto.
Até este episódio, Israel vinha enfrentando apenas integrantes do Hezbollah, o grupo extremista libanês financiado pelo Irã, desde que invadiu o Líbano, no início desta semana.
"Um soldado morreu depois que o inimigo israelense atacou um posto militar na área de Bint Jbeil, no sul, e os militares responderam com disparos", disse o Exército libanês, em comunicado.
Desestruturado e enfraquecido após duas guerras e uma das maiores crises econômicas mundiais atualmente, o Exército do Líbano sofre com falta de equipamentos, fundos e contingentes, e, por isso, tem poucas condições de enfrentar o Exército israelense, na avaliação de especialistas.
Já o Hezbollah, financiado pelo Irã, tem um arsenal maior que o do Exército libanês.
O governo israelense vinha afirmando que os bombardeios e as incursões por terra no país vizinho não têm como alvo o Estado do Líbano, mas sim estruturas específicas do Hezbollah dentro do território libanês.
Com informações do G1