Papa Francisco faz visita surpresa à Basílica de São Pedro

O papa rezou no túmulo de Pio X e apareceu vestindo camiseta e um poncho.

Publicado em 10 de abril de 2025 às 17:32

Papa Francisco segue em estado grave.
Papa Francisco segue em estado grave. Crédito: Divulgação

O Papa Francisco fez uma visita surpresa à Basílica de São Pedro, em Roma, nesta quinta-feira (10) e emocionou os fieis católicos presentes ao aparecer vestindo uma camiseta e um poncho.

Segundo o Vaticano, nesta tarde Francisco quis deixar por alguns minutos a Casa Santa Marta, onde prossegue em recuperação, para ir até a Basílica, rezar diante do túmulo do Papa Pio X, o santo pontífice com quem Francisco sempre demonstrou forte ligação e a quem já havia rezado no último domingo.

Na ida de hoje à Basílica, o Papa abençoou diversas crianças e grupos inteiros de peregrinos que viajaram a Roma para o Jubileu. “O Papa passou pela Porta da Oração e depois foi até o Altar da Cátedra e, por fim, ao túmulo de São Pio X para rezar. No final, cumprimentou algumas pessoas, na medida do possível”, explica monsenhor Di Palma.

Francisco se mostrou ao povo com uma manta sobre as pernas, contra o frio, e as cânulas nasais para receber oxigênio. “Isso nos comoveu — vê-lo assim, ‘à paisana’, simples. Todos choravam, até o pessoal da segurança”. Algumas crianças se aproximaram do Papa, uma senhora recebeu sua bênção entre lágrimas. Por que lágrimas? “Porque é sinal de que ele está se recuperando, que sim, está sofrendo, mas está próximo. O que mais me tocou foram os olhos: grandes, brilhantes. Um olhar penetrante e atento. Não disse nada: apenas cumprimentava e abençoava. Eu disse a ele: ‘Santidade, estamos ansiosos por tê-lo de volta aqui, novamente’. Ele sorriu.”