'Preferem gato ou cachorro', lamenta Papa Francisco sobre baixa natalidade em alguns países

Durante discurso no Palácio Presidencial, em Jacarta, na Indonésia, lamentou que as pessoas têm mais animais do que filhos.

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 13:39

Papa Francisco chegou na terça-feira, 3, em Jacarta.
Papa Francisco chegou na terça-feira, 3, em Jacarta. Crédito: Reprodução/Canção Nova

O papa Francisco, em visita a Jacarta, capital da Indonésia, falou novamente nesta quarta-feira, 4, sobre a baixa natalidade, lamentando, em tom de piada, que cidadãos de alguns países preferem gatos ou cachorros a ter filhos. 

"Em seu país, as pessoas têm três, quatro ou cinco filhos, é um exemplo para todos os países, enquanto alguns preferem ter apenas um gato ou um pequeno cachorro. Isto não pode dar certo", declarou em um discurso no Palácio Presidencial.

O presidente indonésio, Joko Widodo, reagiu rindo, e o papa virou para ele e disse, ironizando: "é verdade, não?".

O jesuíta argentino iniciou na terça-feira, 3, uma visita de três dias a Jacarta, parte de um longa viagem que inclui Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura.

Nas redes sociais, os indonésios reagiram rapidamente às declarações do papa, afirmando que alguns preferiam sua carteira a um ser humano. 

"Porque você não precisa pagar as mensalidades escolares dos cães até os 20 anos de idade", escreveu um usuário no X.

Outros consideraram que o futuro da Indonésia, onde vivem 280 milhões de habitantes, é mais sombrio do que o papa acredita, já que a taxa de natalidade do país está diminuindo. Segundo o Banco Mundial, reduziu em mais da metade desde a década de 1960. 

Desde sua nomeação em 2013, Francisco já mencionou várias vezes o "inverno demográfico" e incentivou as pessoas a terem filhos. Segundo ele, cães e gatos "não faltam", enquanto crianças sim. 

Com informações do UOL