Presidente da França, Emmanuel Macron comparece para o funeral do Papa

Entre os líderes confirmados estão Lula, Trump, Macron e Zelenski; Xi e Putin são ausências.

Publicado em 25 de abril de 2025 às 16:59

O presidente da França, Emmanuel Macron, ao lado de sua Primeira Dama, diante do caixão do papa.
O presidente da França, Emmanuel Macron, ao lado de sua Primeira Dama, diante do caixão do papa. Crédito: Reprodução/ Redes Sociais. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, também compareceu em Roma para participar do funeral do Papa Francisco, neste sábado (26), no Vaticano.

Entre os líderes confirmados estão Lula, Trump, Macron e Zelenski; Xi e Putin são ausências.

Mais cedo o Vaticano publicou imagens do presidente do Brasil, prestando homenagem ao papa. Ainda pouco foi a vez de Macron.

Amanhã, durante a Missa das Exéquias, as autoridades serão dispostas conforme o protocolo: na primeira fila estarão os presidentes da Argentina — terra natal do Papa — e da Itália; em seguida, os membros da realeza e demais presidentes, segundo a ordem alfabética francesa. A lista completa das delegações será divulgada à tarde.

O papa Francisco será sepultado na Brasília de Santa Maria Maggiore, e seu túmulo foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza. Ele está localizado próximo ao Altar de São Francisco.

O cortejo com o veículo que levará o corpo do Papa à Basílica de Santa Maria Maior sairá pelo Portão Perugino, localizado ao lado da Casa Santa Marta, sem passar pela Praça São Pedro. O trajeto levará cerca de meia hora e o caixão do Papa será visível. O sepultamento será um ato privado.