Saiba o motivo do Papa Francisco ter escolhido a Basílica de Santa Maria Maggiore para ser sepultado

Francisco declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023.

Publicado em 21 de abril de 2025 às 14:14

Papa esteve na Basílica no último sábado de aleluia.
Papa esteve na Basílica no último sábado de aleluia. Crédito: Divulgação/ Vatican News

O Papa Francisco não será enterrado no Vaticano, conforme a tradição da Igreja Católica. O motivo teria sido um pedido do pontífice que morreu na madrugada desta segunda-feira (21).

Francisco declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023, quando confessou a uma jornalista que gostaria de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada no coração de Roma, onde sete papas já foram sepultados.

"Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki.

A devoção mariana era antiga, de quando o então cardeal Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini, já quando era arcebispo de Buenos Aires. "Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma."

Francisco voltou ao local uma centena de vezes, após cada uma de suas viagens apostólicas e nas festas litúrgicas marianas. A Basílica também foi o primeiro lugar em que foi após se tornar papa e que procurou durante a pandemia de covid-19.