Publicado em 19 de setembro de 2024 às 17:36
O inusitado sorvete de Paracetamol repercutiu na web nesta última semana. O doce composto por 20 pílulas do remédio e limão, para dar sabor, foi inventado por um comerciante na Holanda, para o carnaval do país. O objetivo? "Curar a ressaca" de quem beberia demais.
A história, na real, aconteceu há 10 anos. O dono da sorveteria Maddy's, Jan Nagelkerke, contou em entrevista, na época, que fez 6 litros do sorvete, no entanto, não comercializou, já que tudo não passou de uma brincadeira, somente os fabricantes experimentaram. Segundo eles, o gosto era "bem ruim", como o esperado. Mas e se o doce realmente fosse vendido?
O Portal Roma News conversou com a médica, Barbara de Alencar, especialista em Clínica Médica, que explicou os riscos sobre a ingestão do sorvete.
Segundo a profissional, o Paracetamol é um medicamento utilizado como analgésico, ou seja, serve para aliviar dores, como por exemplo, a dor de cabeça, um sintoma muito comum na ressaca.
"Por conta dessa característica muitas pessoas acreditam que ele “cura ressaca” e isso é um grande erro, uma vez que a ressaca é um conjunto de sinais e sintomas que vão além da dor de cabeça, como desidratação, náusea, vômitos, hipoglicemia entre outros", explica a Dra. Barbara.
Grande risco:
A médica segue explicando que o Paracetamol também é um medicamento antitérmico e o uso excessivo do remédio pode provocar uma inflamação grave no fígado (hepatite medicamentosa) evoluindo para uma hepatite fulminante e até mesmo levar a óbito.