Tartaruga-de-Galápagos ameaçada de extinção reproduz pela primeira vez aos 100 anos

A tartaruga chamada Mommy é considerada uma das tartarugas-das-galápagos geneticamente mais valiosas para a sobrevivência da espécie.

Publicado em 10 de abril de 2025 às 16:33

O nascimento dos quatro filhotes foi anunciado nesta semana. 
O nascimento dos quatro filhotes foi anunciado nesta semana.  Crédito: Reprodução/ X/ Zoológico da Filadélfia

Uma tartaruga-das-Galápagos, ameaçada de extinção, reproduziu pela primeira vez com quase 100 anos de idade no Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos. Segundo a instituição, o feito foi considerado inédito nos 150 anos de história do espaço.

O nascimento dos quatro filhotes foi anunciado nesta semana e o quarteto está sendo mantido nos bastidores dentro da Casa de Répteis e Anfíbios. Eles pesam entre 70 e 80 gramas, aproximadamente o peso de um ovo de galinha.

A tartaruga chamada Mommy é considerada uma das tartarugas-das-galápagos geneticamente mais valiosas para a sobrevivência da espécie. Ela e o pai, Abrazzo, geraram os quatro filhotes.

"Este é um marco significativo na história do Zoológico da Filadélfia, e não poderíamos estar mais empolgados em compartilhar esta notícia com nossa cidade, região e o mundo", disse a presidente e CEO Jo-Elle Mogerman em um comunicado nas redes sociais.

"Mommy chegou ao Zoológico em 1932, o que significa que qualquer pessoa que tenha visitado o Zoológico nos últimos 92 anos provavelmente a viu", disse o zoológicos. "A visão do Zoológico da Filadélfia é que esses filhotes farão parte de uma população próspera de tartarugas das Galápagos em nosso planeta saudável daqui a 100 anos".