Trump assina decreto que corta financiamento à África do Sul

O decreto cita a desaprovação da política fundiária da nação africana e de seu caso de genocídio na Corte Internacional de Justiça contra Israel que é aliado de Washington.

Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 11:44

Donald Trump
Donald Trump Crédito: Reprodução - Agência Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na sexta-feira (7), um decreto que corta a assistência financeira do país à África do Sul.

Segundo informou a Casa Branca, o decreto cita a desaprovação da política fundiária da nação africana e de seu caso de genocídio na Corte Internacional de Justiça contra Israel que é aliado de Washington.

O governo norte-americano também vai formular um plano para reassentar agricultores sul-fricanos como refugiados. As autoridades americanas tomarão medidas para priorizar ajuda humanitária.

Na assinatura do decreto, Trump disse que a "África do Sul está confiscando terras" e que "certas classes de pessoas" foram tratadas "muito mal". Muito próximo de Trump, Elon Musk, que é natural da África do Sul, naturalizado norte-mericano, disse que sul-africanos brancos foram vítimas de "leis racistas de propriedade".

Apesar das declarações e da assinatura do decreto, Trump não apresentou evidências.