Trump e Zelensky batem boca durante reunião na Casa Branca

O bate-boca começou depois de Zelensky acusar Putin de não ter a intenção verdadeira de acabar com o conflito

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 17:16

Trump e Zelensky batem boca durante reunião na Casa Branca.
Trump e Zelensky batem boca durante reunião na Casa Branca. Crédito: Reprodução/ Redes Sociais Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, protagonizaram um bate-boca nesta sexta-feira (28), durante uma reunião no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Trump recebeu Zelensky nesta sexta para discutir o futuro da guerra na Ucrânia e o acordo sobre minerais de terras raras, mas na parte final do encontro os dois líderes subiram o tom.

O bate-boca começou após Zelensky acusar Vladimir Putin, presidente da Rússia, de não ter a intenção verdadeira de acabar com o conflito. O líder ucraniano ainda afirmou que Trump é bem menos “duro” com o Putin nas negociações, e também insinuou que os EUA ainda podem ser atingidos pela Rússia.

“Você não sente isso [os efeitos da guerra], porque tem um oceano te protegendo, mas um dia você sentirá”, afirmou o presidente da Ucrânia.

Em resposta, Trump voltou a comentar as recentes declarações de Zelensky, que se mostrou insatisfeito com a falta de protagonismo ucraniano nas discussões de paz.

“Seu país está em grandes apuros, sei que você não está vencendo”, disse o presidente norte-americano. “Você não está em posição de nos ditar. Estamos tentando resolver esse problema”.

O presidente dos EUA ainda acusou o líder ucraniano de estar “apostando com a vida de milhões de pessoas”, o que pode desencadear uma 3ª Guerra Mundial.

As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia tem sido mediadas pelos Estados Unidos. Desde quando as negociações avançaram, Zelensky tem reclamado da exclusão da Ucrânia das conversas e tomadas de decisões, até aqui dirigidas pelos EUA e pela Rússia.

Porém, o líder ucraniano tem cedido em alguns pontos, como um acordo envolvendo a entrega de recursos minerais em solo ucraniano para Washington.