Trump proíbe participação de mulheres trans em esportes femininos

Trump afirmou que “de agora em diante, os esportes femininos serão apenas para mulheres”, fazendo referência ao compromisso de sua administração em proteger o que ele considera uma “tradição orgulhosas das atletas".

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 13:21

A medida, intitulada “Manter os homens fora dos esportes femininos”, reflete uma questão política central da sua campanha presidencial de 2024.
A medida, intitulada “Manter os homens fora dos esportes femininos”, reflete uma questão política central da sua campanha presidencial de 2024. Crédito: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que proíbe mulheres transgênero de competir em esportes femininos. A medida, intitulada “Manter os homens fora dos esportes femininos”, reflete uma questão política central da sua campanha presidencial de 2024: a cartilha anti-woke, da qual faz parte a oposição aos direitos da comunidade trans. A medida foi assinada ontem (5). 

Trump afirmou que “de agora em diante, os esportes femininos serão apenas para mulheres”, fazendo referência ao compromisso de sua administração em proteger o que ele considera uma “tradição orgulhosas das atletas". 

A medida estabelece que meninas e mulheres trans não poderão participar de competições esportivas femininas em qualquer nível, e que as escolas que não cumprirem as novas diretrizes podem ser investigados por violações do Título IX e perderão o financiamento federal.

O Título IX das Emendas Educacionais de 1972, no caso, proíbe a discriminação por sexo em programas educacionais financiados pelo governo federal, uma atualização mais específica da famosa Lei dos Direitos Civis de 1964. Ao contrário da administração do ex-presidente Joe Biden, que estabeleceu uma regra de que as escolas estariam violando a lei quando proíbem alunos transgêneros de participar de equipes esportivas, a leitura do governo republicano sobre essa lei é que fornecer “oportunidades iguais” para mulheres significa restringir “homens” de ambientes femininos. Não à toa, a medida suscitou acusações de transfobia partindo de grupos de direitos.

Com informações da Veja