Vaticano detalha como serão as primeiras horas do conclave

Conclave começa no dia 7 de maio.

Publicado em 29 de abril de 2025 às 11:46

Cardeais começarão a decidir quem será o novo papa a partir do próximo dia 7 de maio
Cardeais começarão a decidir quem será o novo papa a partir do próximo dia 7 de maio Crédito: Reprodução 

O conclave para eleger o novo papa começará em 7 de maio, às 11h30 (horário de Brasília), com o isolamento dos 133 cardeais eleitores na Capela Sistina. A jornada começará às 5h (de Brasília), com a missa Pro Eligendo Pontifice e, mais tarde, os cardeais se reunirão às 11h15 na Capela Paolina do Palácio Apostólico. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (29) pelo porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, no Vaticano.

Quinze minutos depois da reunião, os 133 cardeais com menos de 80 anos e, portanto, com direito a voto, começarão a entrar na Capela Sistina para dar início ao conclave. Vestidos com suas vestes vermelhas, os cardeais deixarão a Capela Paolina entoando as litanias e seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde entoarão o cântico Vieni Creator e farão o juramento.

Quando todos estiverem na Capela Sistina, o mestre de cerimônias, Diego Ravelli, pronunciará a fórmula extra omnes (todos para fora, em latim) para pedir a todos que não são cardeais eleitores saiam. A partir desse momento, o conclave terá início, com duas votações pela manhã e duas à tarde, até que um pontífice seja eleito com dois terços dos votos.

Atualmente, o Colégio de Cardeais é composto por um total de 252 cardeais, dos quais apenas 135 têm direito a voto por terem menos de 80 anos de idade, mas dois deles não participarão do conclave por motivos de saúde. Bruni não esclareceu quem são os dois cardeais que perderão a nomeação.

Nesta terça-feira (29), a sexta congregação de cardeais, que regula esse período de sede vacante após a morte do pontífice, reuniu 183 cardeais, dos quais cerca de 120 eram eleitores. Na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, será realizado o juramento de posse dos auxiliares dos cardeais durante o conclave, como enfermeiros e celebrantes litúrgicos.

Com informações do Pleno News