Vaticano encerra velório do Papa Francisco e prepara sepultamento; confira os detalhes

Muitas pessoas ficaram do lado de fora da Basílica São Pedro, na esperança de ainda conseguir ver o corpo do pontífice.

Publicado em 25 de abril de 2025 às 14:44

Velório encerrou as 14h, no horário de Brasil . 
Velório encerrou as 14h, no horário de Brasil .  Crédito: Reprodução/ Vatican News

Encerrou às 14h desta sexta-feira (25), no horário de Brasília, a cerimônia de velório do papa Francisco, na Basílica de São Pedro. Mais de 150 mil pessoas se despediram do Santo Padre.

Havia a expectativa de que o Vaticano estendesse o horário para o velório público do papa, mas a organização da cerimônia informou que acabaria às 14h (19h no horário local).

Muitas pessoas ficaram do lado de fora da Basílica São Pedro, na esperança de ainda conseguir ver o corpo do pontífice.

A partir de agora, segundo o Vaticano, o caixão do papa será fechado e o funeral será realizado neste sábado (26), com o início às 5h. Mais de 200 mil pessoas devem comparecer, entre elas monarcas e líderes de estado de vários países.

O presidente Lula, a primeira dama Janja, e a comitiva do governo brasileiro, já estão no Vaticano.

Sepultamento

O sepultamento do papa será marcado por ritos específicos. O fechamento do caixão acontece logo mais e será um ato privado. Será feita a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Amanhã, durante a Missa das Exéquias, as autoridades serão dispostas conforme o protocolo: na primeira fila estarão os presidentes da Argentina — terra natal do Papa — e da Itália; em seguida, os membros da realeza e demais presidentes, segundo a ordem alfabética francesa. A lista completa das delegações será divulgada à tarde.

O papa Francisco será sepultado na Brasília de Santa Maria Maggiore, e seu túmulo foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza. Ele está localizado próximo ao Altar de São Francisco.

O cortejo com o veículo que levará o corpo do Papa à Basílica de Santa Maria Maior sairá pelo Portão Perugino, localizado ao lado da Casa Santa Marta, sem passar pela Praça São Pedro. O trajeto levará cerca de meia hora e o caixão do Papa será visível. O sepultamento será um ato privado.