Vice-presidente dos EUA, JD Vance, visita Papa Francisco no Vaticano

A reunião privada durou alguns minutos e foi a oportunidade para as felicitações de Páscoa.

Publicado em 20 de abril de 2025 às 14:54

JD Vance, visita Papa Francisco no Vaticano
JD Vance, visita Papa Francisco no Vaticano Crédito: Reprodução/ Redes Sociais/ Vatican.news

O vice-presidente dos Estados Unidos da América, James David Vance, visitou o Papa Francisco na manhã deste domingo (20), na Casa Santa Marta, no Vaticano. A reunião privada durou alguns minutos e foi a oportunidade para as felicitações de Páscoa.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais do Vaticano, Vance conversa com o papa, que estava sentado em uma cadeira de rodas. O pontífice o presenteou com uma gravata e ovos de páscoa.

O encontro ocorre dois meses após o líder da Igreja Católica criticar duramente a política migratória do governo de Donald Trump. Em fevereiro, o papa classificou as expulsões em massa de migrantes como uma “grande crise” e alertou os bispos americanos sobre a situação.

Segundo o Vaticano, no Sábado Santo, Vance foi recebido na Secretaria de Estado pelo Card. Pietro Parolin, acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Na ocasião, foi expressa a satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos, e foi renovado o compromisso comum de proteger o direito à liberdade religiosa e à liberdade de consciência. Houve uma troca de opiniões sobre a situação internacional, especialmente no que se refere a países marcados por guerras, tensões políticas e situações humanitárias difíceis, com particular atenção aos migrantes, refugiados e prisioneiros. Outros tópicos de interesse comum também foram discutidos.

Por fim, fez-se votos de uma colaboração pacífica entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, com o reconhecimento do valioso serviço prestado às pessoas mais vulneráveis.

Na Sexta-feira Santa, o vice-presidente americano participou da cerimônia da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro.