Publicado em 15 de novembro de 2024 às 10:44
Na última quarta-feira, 14, um protesto liderado pela deputada Hana-Rawhiti Maipi-Clarke, do Partido Maori, interrompeu o parlamento da Nova Zelândia durante a leitura de um projeto de lei sobre a interpretação do Tratado de Waitangi. A deputada foi suspensa após o protesto conduzido pelo haka, uma dança cerimonial tradicional Maori.
O protesto começou quando a deputada rasgou uma cópia do projeto e em seguida iniciou a dança, onde membros da oposição a acompanharam e todos dançaram coletivamente. Combinando canto, gestos e movimentos intensos, o haka é usado na cultura Maori para demonstrar emoções, marcar respeito ou expressar oposição, como neste caso.
Maipi-Clarke foi suspensa após o protesto, que é um projeto de lei criticado por questionar princípios do tratado de 1840 entre o povo Maori e a Coroa Britânica, que passou em primeira leitura no parlamento, no entanto, existe um grupo que questiona a importância dos princípios do tratado, que não estão sendo levados em consideração. Os que se opõem ao projeto, estão em uma marcha de nove dias em Wellington contra a proposta.