Afundamento de Maceió pode causar cratera do tamanho do Maracanã

A prefeitura de Maceió decretou situação de emergência nesta sexta-feira,1, após a confirmação da instabilidade do solo, que gerou a possibilidade de desabamento de uma das minas de Braskem, empresa responsável pela mineração na cidade. Cinco bairros da capital Alagoana foram afetados e com isso, inúmeras famílias...

Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 14:34

A prefeitura de Maceió decretou situação de emergência nesta sexta-feira,1, após a confirmação da instabilidade do solo, que gerou a possibilidade de desabamento de uma das minas de Braskem, empresa responsável pela mineração na cidade. Cinco bairros da capital Alagoana foram afetados e com isso, inúmeras famílias precisaram ser evacuadas, até os hospitais foram desocupados.

Após 5 tremores de terra somente no mês de novembro, a Defesa Civil de Maceió alertou para o 'risco de colapso em uma das minas' próximo da lagoa Mundaú, a de número 18, o que poderia provocar o surgimento de uma imensa cratera.

Com o desabamento, a água da lagoa, terra e detritos seriam escoados para dentro da cratera, provocando a formação de um lago com profundidade de 8 a 10 metros. Segundo a Defesa Civil, esse fenômeno tornaria a água da lagoa salgada e toda a área de mangue na região seria impactada 'de forma bastante trágica'.