Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Aplicativo e-Título permite votar, justificar ausência e verificar situação junto ao TSE

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O aplicativo e-Título é a versão digital do título de eleitor, implementado em 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O dispositivo digital, é uma inovação que facilita a participação no processo eleitoral brasileiro, permitindo que os eleitores verifiquem a situação de seu documento e justificar ausências em pleitos passados, podendo ser utilizado como documento de identificação para votar, desde que contenha a fotografia do eleitor. É fundamental verificar se a sua foto está visível no aplicativo antes do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre em 8 de maio. Caso contrário, será necessário tomar as providências para garantir a presença da foto no e-Título.

CONTINUE LENDO...

Como baixar o aplicativo e-Título:

1. Dirija-se à loja de aplicativos de seu telefone e procure por “e-Título”;
2. Faça o download e abra o aplicativo;
3. Inicie o aplicativo e selecione a opção “Começar no e-Título”;
4. Aceite os termos apresentados para prosseguir;
5. Insira seus dados pessoais e clique em “Entrar no e-Título”;
6. Responda às perguntas de verificação;
7. Digite sua senha para acessar o aplicativo;
8. Visualize suas informações relacionadas ao Título de Eleitor Digital.

Como votar usando o e-título:

Apresente o e-Título no dia da votação, se sua biometria estiver registrada. Caso contrário, tenha-o em conjunto com um documento oficial com foto.

Como justificar o voto utilizando o e-título:

Caso não tenha comparecido às últimas eleições, acesse o sistema “Justifica do TSE” e siga as instruções. Você precisa informar seu número de título de eleitor, nome completo e data de nascimento.

Outros documentos aceitos para votação:

Com o cadastro eleitoral em dia, confira quais documentos você pode levar para votar. O documento deve ser oficial e conter foto (tanto a via impressa quanto na digital):

• e-Título;
• Carteira de identidade;
• Identidade social (para pessoas trans e travestis);
• Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
• Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
• Certificado de reservista;
• Carteira de trabalho; e
• Carteira Nacional de Habilitação.

Vale lembrar que esses documentos oficiais são aceitos para votar mesmo fora da validade. O importante é estar legível e conter a foto. Por exemplo: a via impressa da carteira de trabalho é aceita; a via digital deste documento não pode comprovar a identidade do eleitor, pois não contém fotografia.

Eleições Municipais de 2024

O 1º turno das eleições municipais de 2024 acontece em 6 de outubro. A estimativa do TSE é de que 153 milhões de eleitores vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Caso necessário, o 2º turno ocorrerá em 27 do mesmo mês (em municípios com mais de 200 mil eleitores). Por isso, é importante deixar tudo certo para o dia da votação.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }