A diretoria da Azul considera a compra da Gol linhas aéreas confirmada, segundo a Revista Oeste, que informou que fontes do alto escalão da Azul, bateram o martelo para que as duas empresas se tornem uma única companhia nas próximas semanas.
Segundo informações, a Azul havia contratado dois bancos para realizarem assessoria financeira e analisar uma possível oferta para compara de operações da concorrente.
O que tem levado o rumor a se concretizar é o anúncio de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos em janeiro de 2024, com dívidas de mais de R$ 20 bilhões.
Gigante da Aviação no Brasil
Caso a fusão se concretize, a Azul vai passar a ser a maior companhia na aviação civil no Brasil, com quase 63% de participação no setor de transporte aéreo.
Atualmente, A Azul possui a parcela de 31% do mercado nacional, enquanto a Gol tem 32%. Sendo assim, restaria apenas um duopólio no setor aéreo brasileiro com a Latam que detém 41% do mercado.
Intervenção do Cade
Ainda existe a possibilidade de intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que pode obrigar a Azul ceder aviões ou direitos de decolagem e aterrissagem em aeroportos nacionais.
Porém, segundo a Revista Oeste, tudo indica que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve conceder sinal verde para a operação de fusão entre as companhias.