Câmara aprova proibição de linguagem neutra em órgãos públicos

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 5, a proibição do uso de linguagem neutra na comunicação de órgãos públicos. A matéria ainda será analisada pelo Senado. O Projeto de lei propõe criar linguagem simples para órgãos públicos. Erika Kokay (PT-DF) propôs que o poder público emita comunicados de maneira...

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 22:42

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 5, a proibição do uso de linguagem neutra na comunicação de órgãos públicos. A matéria ainda será analisada pelo Senado.

O Projeto de lei propõe criar linguagem simples para órgãos públicos. Erika Kokay (PT-DF) propôs que o poder público emita comunicados de maneira 'clara e transparente'. 'Documento público não deve ser elitista, deve ser acessível para toda a população', defendeu ela nas redes sociais.

Apenas as federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede, além do governo e da maioria, orientaram contra.

Termos como 'todes', 'todxs', 'amigues' e 'amigxs' fazem parte de um fenômeno político e de inclusão para que a comunidade LGBTQIAP+ se sinta representada.

Junio Amaral (PL-MG) sugeriu acrescentar ao texto de Kokay um trecho banindo a flexão em comunicações oficiais, dizendo que ela 'não é comum' na norma culta ou popular.

Alteração foi aprovada por 257 votos a 144, com duas abstenções. Apenas governo, maioria e as federações PT-PCdoB-PV e Psol-Rede orientaram voto contrário.

Com informações do UOL