Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Candidatos do Fies denunciam atrasos na lista de espera e aprovações ‘duplas’; MEC garante manter prazos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024 relatam que falhas no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) estão prejudicando a convocação de novos alunos na lista de espera.

Os estudantes, que competem por mais de 67 mil vagas para garantir empréstimos e custear a graduação, apontam problemas técnicos, atrasos significativos na lista de espera e outras questões que, na visão deles, exigiriam uma extensão do prazo de inscrições.

CONTINUE LENDO...

Apesar das reclamações, o MEC comunicou que não planeja alterar as datas do programa. As informações são do g1.

Em resumo, os principais problemas relatados pelos estudantes são os seguintes:

  1. Problema no Sistema de Entrega de Documentos: O sistema eletrônico utilizado para o envio de documentos pelos estudantes durante a matrícula apresenta falhas técnicas desde o início do processo, atrasando todas as etapas subsequentes.
  2. Lista de Espera Estagnada: Candidatos alegam que a lista de espera não está avançando conforme o esperado, resultando na espera prolongada de milhares de alunos que não foram aprovados na primeira chamada.
  3. Aprovações Duplas: Alguns candidatos estão sendo aprovados em mais de uma opção de curso, o que contraria o edital do Fies.

Apesar dos problemas, o prazo final do Fies está marcado para 30 de abril, e o MEC afirma que não planeja estendê-lo.

O edital do Fies para 2024 foi publicado em 7 de março, quase dois meses após a divulgação dos resultados do Enem em 2023. Além disso, as inscrições encerraram-se em 18 de março, após o início do ano letivo em algumas universidades, resultando na perda das primeiras semanas de aula para os aprovados.

Detalhes sobre os problemas enfrentados:

  1. Problema no Sistema de Entrega de Documentos: Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada enfrentaram dificuldades para enviar os documentos de matrícula devido a problemas técnicos no sistema eletrônico das instituições de ensino.
  2. Lista de Espera Estagnada: A lista de espera não está avançando conforme o previsto, o que está gerando ansiedade e preocupação entre os candidatos.
  3. Aprovações Duplas: Alguns candidatos foram aprovados mais de uma vez, o que cria uma situação de injustiça e desigualdade na distribuição das vagas.

Diante dos problemas no processo de matrícula, as instituições de ensino estão com vagas ociosas do Fies, sem serem preenchidas pelos convocados na primeira chamada ou pela lista de espera.

Apesar das solicitações dos estudantes por uma prorrogação no prazo final para divulgação das listas de espera, o MEC afirmou que não pretende estender o prazo.

Com informações do g1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }