De passagens aéreas a bares: saiba como a reforma tributária pode afetar o setor de serviços

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A principal mudança que o país sofreria com a Reforma Tributária seria a extinção de cinco tributos. Três deles são federais: Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Conforme o governo, a ideia é acabar com as cobranças diferenciadas para vários setores, possibilitando um ambiente de negócios mais favorável e eficiente para a economia brasileira. Isso facilita a tributação de bens e serviços para as empresas e resulta em transparência.

CONTINUE LENDO...

A Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC) divulgou nota em que afirma que houve grandes avanços no texto da reforma tributária aprovado pela Câmara dos Deputados.

O principal ponto de melhoria, segundo a CNC, é a garantia da não cumulatividade plena. O texto deixa explícito que o imposto único não será cumulativo, evitando a incidência de impostos em cascata e consequente oneração do contribuinte final. 

Mas, para os empresários a mudança não seria não “benéfica”. Atualmente, o setor de serviços, que inclui restaurantes e bares, transportes, planos de saúde, comércio, escolas, entre outros, é responsável por 74% do Produto Interno Bruto brasileiro.

É o setor que mais emprega no país, gerando cerca de 70% dos empregos disponíveis e contribui com uma carga tributária nominal de 14,25%.

Estudos realizados por especialistas estimam que a proposta de reforma tributária elevaria essa carga para 25%. O problema é que, mesmo com a carga atual, o setor já possui 53% das empresas operando sem lucro. Um aumento para mais de 20% também vai encarecer planos de saúde e custos de hospitais e laboratórios, gerando uma alta generalizada no preço de todos os serviços.

Além do aumento de quase 30% nos preços para o consumidor final, segundo o estudo, a reforma tributária em discussão no Senado poderá causar uma perda superior a 10 mil postos de trabalho e afetará toda a economia nacional.

com informações de agência senado

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }