Empresa produz cerveja com água de chuveiro e máquina de lavar

Na Califórnia, uma empresa decidiu inovar na produção de cerveja artesanal. O empreendimento criou a bebida a partir de água reciclada de chuveiro e máquina de lavar. “O que queríamos fazer como empresa era realmente mostrar o potencial inexplorado da reutilização de água. Acreditamos que não há desperdício nas águas...

Publicado em 15 de maio de 2023 às 15:06

Na Califórnia, uma empresa decidiu inovar na produção de cerveja artesanal. O empreendimento criou a bebida a partir de água reciclada de chuveiro e máquina de lavar.

'O que queríamos fazer como empresa era realmente mostrar o potencial inexplorado da reutilização de água. Acreditamos que não há desperdício nas águas residuais', comenta Aaron Tartakovsky, cofundador e CEO da Epic Cleantec, em entrevista ao site do The Weather Channel.

A empresa de Tartakovsky, que trabalha na criação de sistemas de reciclagem de água, fez uma parceria com a cervejaria Devil's Canyon Brewing Company, situada do norte da Califórnia (EUA), para criar a cerveja Epic OneWater Brew, do tipo kölsch. O diferencial da bebida é o uso da chamada água cinza (de chuveiro e máquina de lavar). Nesse caso, a água cinza vem do arranha-céu de luxo Fifteen Fifty, de 39 andares, que fica em San Francisco, na Califórnia.

A cervejaria usou cerca de 7.600 litros de água cinza reciclada (filtrada e purificada) para a produção de 7.500 latas de cerveja.

Apesar de inovadora e curiosa, a bebida não está à venda, mas amostras foram distribuídas em eventos, como a Conferência da Água da ONU, realizada em março deste ano em Nova Iorque. A ideia é incentivar discussões sobre o uso sustentável da água, revela o The Weather Channel.

'Muitas vezes sentimos os primeiros impactos das mudanças climáticas através da água, como no caso dessas secas prolongadas e cada vez mais frequentes', diz Aaron Tartakovsky.

O CEO da Epic Cleantec diz que esse tipo de água, normalmente desperdiçada, pode ser uma boa opção para as cervejarias. O único problema é fazer as pessoas superarem o 'fator eca'.

'Há um problema de percepção pública quando se trata de águas residuais e isso faz sentido. Nós projetamos o que gostamos de chamar na Epic de ‘sociedade do descarte e esqueça’. Não pensamos no que acontece depois que usamos o chuveiro ou quando abrimos a torneira, simplesmente presumimos que sai água', comenta Tartakosky ao site americano.

Com informações do Trends Br