Publicado em 15 de maio de 2023 às 16:28
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometerá 'um grande erro' se não indicar um ministro ou ministra negra para a Corte. A declaração foi em entrevista ao jornal Valor Econômico.
'Lula foi um ousado ao me nomear. O Brasil ainda vivia o mito da democracia racial. Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro', disse.
Joaquim Barbosa foi o primeiro e único ministro negro da história da Corte. Atualmente, o candidato mais cotado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, é Cristiano Zanin, que defendeu Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.
O ex-ministro afirmou que presidente precisa de 'mais sobriedade'. 'É preciso sentar e, com moderação, tomar as decisões importantes para o país sem necessidade de todo esse foguetório', opinou ele, que defende menor exposição do governo.
Ele falou em 'shows semanais' do ministro da Justiça, Flávio Dino, e que Lula continua soltando o verbo.
Com informações do Notícias ao Minuto