Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena
Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena

Justiça Eleitoral manda remover vídeo de Lula pedindo votos a Boulos no ato do Dia do Trabalho; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Justiça Eleitoral determinou, nesta quinta-feira, 2, que o YouTube e o presidente Lula (PT) removam um vídeo no qual ele solicita votos para Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, durante um evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista.

A liminar foi concedida em resposta a uma solicitação do Partido Novo, uma das legendas que contestou a declaração de Lula. O juiz ordenou que o vídeo seja retirado do canal do ex-presidente na plataforma em até 48 horas.

CONTINUE LENDO...

A decisão visa preservar a paridade entre os possíveis candidatos, considerando a extemporaneidade do ato de campanha e a relevância de Lula como “cabo eleitoral”.

Embora o juiz não tenha atendido ao pedido de abstenção de novos atos de campanha, pois isso já é vedado por lei, a legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na pré-campanha e proíbe explicitamente o pedido de voto.

O Palácio do Planalto já havia retirado a transmissão dos discursos do 1º de Maio do CanalGov do YouTube, mas a gravação ainda estava disponível no perfil pessoal de Lula nas redes sociais.

Além do Partido Novo, outras legendas e pré-candidatos, como o MDB e Kim Kataguiri, da União Brasil, entraram com representações contestando a conduta de Lula.

Em resposta, a equipe da pré-campanha de Boulos acusou o prefeito Ricardo Nunes de tentar desviar a atenção do uso de eventos oficiais da prefeitura para promover sua candidatura à reeleição, destacando a importância da transparência na gestão pública.

Com informações do g1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }