Maduro é impedido de anexar Guiana ao território da Venezuela

Uma decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) proibiu nesta sexta-feira, 1, a Venezuela de anexar a região de Essequibo, na Guiana, ao seu domínio. A região é rica em petróleo e Caracas afirma ser sua. O Tribunal de Haia justificou o parecer unânime que o país não pode tomar qualquer ação para interferir no...

Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 15:41

Uma decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) proibiu nesta sexta-feira, 1, a Venezuela de anexar a região de Essequibo, na Guiana, ao seu domínio. A região é rica em petróleo e Caracas afirma ser sua. O Tribunal de Haia justificou o parecer unânime que o país não pode tomar qualquer ação para interferir no atual status do território em disputa e restringe também agravamento de conflitos entre as nações.

No próximo domingo, 3, o presidente Nicolás Maduro havia convocado uma consulta pública para deliberar sobre a anexação do território.

No X (antigo Twitter), o líder venezuelano defendeu a incorporação do território. 'Não deixaremos que ninguém nos tire o que nos pertence, nem trairemos os nossos princípios. Defenderemos Essequibo!', escreveu.

A disputa tem origem no século 19. À época, a Guiana era colônia britânica. O território ficou delimitado ao leste do Rio Essequibo, mas expandiu para a porção oeste da área, já parte Capitania Geral da Venezuela (antigo nome).