Divulgação
Divulgação

Países Baixos celebra Dia Nacional e 50 Anos da Embaixada em Brasília

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil comemorou o Dia Nacional, celebrado em 27 de abril em homenagem ao aniversário do Rei Willem-Alexander. A festa, conhecida como Dia do Rei, é a maior celebração nacional dos Países Baixos, repleta de eventos. Em Brasília, o Embaixador André Driessen recebeu convidados em sua residência oficial em 25 de abril. Autoridades governamentais, jornalistas, membros da comunidade neerlandesa e parceiros marcaram presença.

A relação histórica e amistosa entre os Países Baixos e o Brasil é marcada por uma cooperação bem-sucedida em diversos campos, destacando-se o comércio e os investimentos.

CONTINUE LENDO...

Segundo o Embaixador André Driessen, “Neste ano, durante o Dia do Rei, nossa data nacional que simboliza a unidade do Reino, celebramos os 50 anos da mudança da Embaixada para Brasília e a relação bilateral. Holanda e Brasil possuem uma amizade histórica. Nos últimos 50 anos, nesta bela cidade modernista que tão bem nos acolheu, consolidamos nossa cooperação mútua em várias áreas. Através de uma exposição na recepção, destacamos alguns pontos. Estou muito entusiasmado com o futuro, pois Holanda e Brasil aprofundarão ainda mais sua parceria, principalmente em agricultura sustentável, transição energética, água, logística verde e inovação.”

Economia e Sustentabilidade:
A economia holandesa recentemente ultrapassou a marca de 1 trilhão de dólares, ocupando a 18ª posição no mundo. O país destaca-se em listas de nações inovadoras e até mesmo entre os países mais felizes do mundo. A Holanda enfrenta desafios relacionados à sustentabilidade, incluindo agricultura, transição energética e gestão dos recursos hídricos, entre outros. Essas questões, presentes em várias regiões do mundo, representam oportunidades de cooperação entre países.

Com o slogan #SolvingGlobalChallengesTogether, os Países Baixos fortalecem laços com o Brasil visando resolver questões importantes para ambos, especialmente no contexto da sustentabilidade.

A cooperação abrange diversos setores econômicos prioritários, como transição energética, agricultura sustentável, inovação e logística sustentável. Na área de energia, está sendo preparado um memorando de entendimento em conjunto com o Ministério de Minas e Energia. Além disso, será assinado um documento sobre Hidrogênio Verde, parte da cooperação bilateral na área de logística. Os Países Baixos e o Brasil investem na criação de um corredor logístico para hidrogênio verde entre os portos de Pecém e Rotterdam.

A área de agricultura sustentável conta com cooperação ativa, incluindo visitas e intercâmbios de especialistas em agricultura de precisão e métodos de preservação da biodiversidade. Em novembro, uma missão holandesa virá ao Brasil para aprofundar o tema de bioinsumos. A cooperação em inovação é sólida, com reuniões anuais para definir temas e alocação de recursos para cooperação científica e tecnológica.

Defesa:
Os Países Baixos e o Brasil assinaram um acordo sobre informação classificada em outubro passado, atualmente em processo de ratificação. Uma das primeiras atividades dentro deste acordo é a aquisição prevista de cinco aviões de transporte tático KC-390 da Embraer pela defesa holandesa. Tanto o acordo quanto a compra impulsionarão uma cooperação mais estreita, não apenas com a Holanda, mas também com a Europa, na área de defesa.

Cultura e Projetos:
Cultura e patrimônio também são partes importantes da cooperação bilateral. A embaixada financia projetos brasileiros que preservem, promovam e/ou pesquisem a presença holandesa. Recentemente, foi realizado em Salvador um congresso internacional com apoio dos Países Baixos sobre o ano de 1624, quando os holandeses estiveram na cidade na tentativa de conquistá-la.

O Dia do Rei é um evento marcante para os holandeses, com a cor laranja, referente ao sobrenome da Casa Real, Orange-Nassau, dominando as celebrações. O Rei Willem-Alexander e sua família participam das festividades, realizadas todos os anos em uma parte diferente do país.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }