Publicado em 3 de junho de 2023 às 08:14
Foi-se o tempo que carro era tratado como futilidade e passou a ser inserido na vida do brasileiro como necessidade. E agora, empresários e até mesmo os Microempreendedores Individuais, já podem adquirir carros ou motocicletas novos com desconto de até 30%. O objetivo é incentivar as atividades de uma companhia, como por exemplo, transporte de cargas.
Esse tipo de compra se dá através da venda direta, que é um tipo de negociação da fabricante com os empreendedores sem que haja a participação de terceiros. Para que seja feita a compra dos veículos, os interessados precisam procurar a concessionária e solicitar uma conversa com um representante de venda direta, ou seja, a pessoa responsável a falar em nome da montadora.
Como essa prática tem como objetivo fomentar as empresas, o veículo adquirido fica no nome da pessoa jurídica e não da pessoa física. Segundo a legislação que regulamenta a modalidade, o carro não é primordialmente para uso pessoal.
Conheça as regras da venda direta:
Posse – o carro não pode ser vendido por 12 meses;
Venda – como o veículo foi adquirido pelo CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ele terá de pagar imposto por depreciação caso seja vendido;
Desconto – não necessariamente chegam a 30%, esse é o valor máximo oferecido e vai variar conforme a concessionária e o modelo ofertado;
Documentação – o empresário terá de apresentar seu comprovante de CNPJ. Além disso, outros documentos podem ser solicitados;
Tempo de recebimento – é superior que o produto comprado pela concessionária, pois o prazo é destinado pela montadora.
Caso o empreendedor queira vender o veículo, ele terá que pagar um imposto referente à depreciação (desvalorização monetária) daquele bem material. Vale ressaltar que o custo pode ultrapassar o desconto que foi obtido na compra do automóvel.
Segundo especialistas, os gastos a longo prazo devem ser considerados quando se for adquirir um carro ou uma moto. É preciso ter planejamento na hora que for fechar o negócio.
Motta diz ser muito importante separar as pessoas físicas e jurídicas para realizar a compra. Ela ressalta que o objetivo primordial do veículo comprado é ser usado para atividades das empresas.
Ainda de acordo com os especialistas, o benefício é uma ótima oportunidade para um empreendedor impulsionar seu negócio.
O desconto acontece através de isenção de impostos da venda direta.
Veja as marcas que oferecem a modalidade: Fiat; Chevrolet; Volkswagen; Honda; Renault; Caoa Cherry; Mitsubishi; Nissan; Citroen; BMW; Mercedes-Benz.
Além dos empresários, o desconto também é dado para produtores rurais e pessoas com deficiência.
Com informações do Poder360