Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Professora é demitida após ter fotos íntimas vazadas por alunos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Uma professora de história denunciou que foi demitida da escola onde trabalhava após ter fotos íntimas vazadas pelos alunos. De acordo com Bruna Flor de Macedo Barcelos, os estudantes acessaram pastas privadas no celular dela, após pegarem o aparelho para registrarem algumas atividades. A professora foi demitida de uma Escola Estadual em Alto Paraíso de Goiás, Entorno do Distrito Federal: “Senti-me violada, violentada. Na sequência, a gestão da escola criou um ofício dizendo que os estudantes se sentiam constrangidos de assistirem às minhas aulas por terem visto minha foto nua. Uma inversão de quem foi vítima na situação”, criticou.


Segundo a docente, ela emprestou o aparelho para que os alunos pudessem tirar fotografias de um evento escolar, que, posteriormente, seriam usadas em uma atividade pedagógica. Porém, eles acessaram pastas particulares e compartilharam as imagens com os demais colegas. A professora denunciou o vazamento das fotos à Polícia Civil. Segundo ela, a gestão da escola soube do ocorrido após uma coordenadora ver diversos estudantes reunidos e, ao se aproximar, viu que eles estavam olhando uma foto de Bruna nua.

CONTINUE LENDO...

“Eu trabalhei até o quinto horário normalmente, sem saber de nada, enquanto estava todo mundo já sabendo da situação. Eu só vim a saber às 18h quando a diretora, no fim do dia, me chamou para uma reunião, dizendo que era só entre eu e ela. Mas tinham seis pessoas na sala, me senti inibida e é onde ela me passou o fato, fiquei estarrecida”, contou.


Ainda segundo a professora, após o episódio, ela passou a ser destratada no ambiente escolar por parte de colegas e da gestão. Segundo Bruna, ela tinha contrato de cinco anos com a escola, e a demissão ocorreu meses após o episódio. Em resposta a um ofício em defesa da professora, a escola informou que o regimento escolar estipula que os educadores não podem emprestar celulares de uso pessoal aos alunos. A instituição também destacou que as decisões foram tomadas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, que preconiza a proteção integral das crianças e seus direitos. Além disso, a instituição alegou que orientou a professora a procurar a polícia.

Bruna alegou que o celular foi emprestado porque a escola não tinha aparelhos que fizessem filmagem e que o registro do evento, que fazia parte do Mês da Consciência Negra, era importante. “Solicitar que estudantes façam o registro de uma atividade é dotá-los de autonomia, tem valor imprescindível para um ser humano livre e cidadão”, argumentou.

VER MAIS

VER MAIS