Qual a temperatura ideal do ar-condicionado, para não gerar danos à saúde?

Quem acredita que é preciso manter o equipamento trabalhando no máximo para obter os melhores resultados, na verdade, está cometendo um erro que pode fazer mal à saúde e custar caro no futuro.

Publicado em 6 de agosto de 2024 às 10:46

Identificar e ajustar a temperatura ideal do ar-condicionado, é essencial.
Identificar e ajustar a temperatura ideal do ar-condicionado, é essencial. Crédito: Adobe Stock

É muito importante estar atento às temperaturas selecionadas no equipamento nos modos quente e frio, para que o ar-condicionado cumpra bem seu papel de proporcionar conforto e bem-estar no interior dos ambientes. Quem acredita que é preciso manter o equipamento trabalhando no máximo para obter os melhores resultados, na verdade, está cometendo um erro que pode fazer mal à saúde e custar caro no futuro.

Para quem não sabe como usar ar-condicionado no inverno ou verão, quer encontrar a temperatura ideal do ar-condicionado para dormir ou deseja uma solução para economizar energia em casa, destacamos pontos importantes sobre como identificar e ajustar a temperatura ideal do ar-condicionado.

A importância de definir a temperatura do ar-condicionado

Quando está muito frio lá fora, queremos um lar bem quentinho e aconchegante. No calor, baixamos a temperatura para refrescar o ambiente. Nesses momentos, é comum pegar o controle do ar-condicionado e selecionar temperaturas nos opostos mais extremos, esperando que o aparelho climatize mais rápido.

Essa prática, além de ser prejudicial à saúde, pode até mesmo interferir no desempenho do aparelho e causar despesas extras! Por isso, o controle inteligente e econômico das temperaturas do ar-condicionado parte da definição de faixas adequadas, que garantam benefícios até mesmo para quem mora no litoral. Confira agora as principais vantagens de ajustar o ar-condicionado nas temperaturas recomendadas!

Economia

Um ar-condicionado que funciona dentro da sua faixa de temperatura ideal proporciona economia na conta de energia. Quanto maior o esforço do ar-condicionado para agir sobre a temperatura ambiente, mais energia ele gasta para se adequar ao desempenho desejado. Por isso que colocar a temperatura sempre no máximo ou no mínimo não ajuda a alcançar a condição desejada mais rápido, apenas força os componentes do aparelho em vão.

Conforto térmico

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a importância de um ambiente com temperaturas amenas para garantir que todos sintam conforto térmico. Embora cada pessoa tenha sua preferência, é preciso definir uma margem de temperatura aceitável para que todos se sintam bem, afinal, é muito desconfortável estar em um ambiente extremamente gelado e que nos causa arrepios!

Durabilidade dos componentes

Nos extremos, os componentes do ar-condicionado demandam mais esforço para se adequar ao comando do usuário.

Qual deve ser a temperatura do ar-condicionado em modo resfriamento?

Quando está calor lá fora e desejamos refrescar a casa, especialistas sugerem que a temperatura ideal do ar-condicionado esteja na faixa de 23º C, pois assim, o aparelho funciona com menos esforço e menos desgastes. Se ainda estiver calor, o usuário pode diminuir a temperatura gradativamente até encontrar a temperatura ideal para ele.

E a temperatura do ar-condicionado em modo aquecimento?

Se a intenção é aquecer o cômodo e fugir do frio, a sugestão dos 23º C prevalece, possibilitando aumentar para 26º C. Não exceder esses valores visa evitar choques térmicos, sem causar a sensação de abafamento.

Encontre a temperatura ideal do ar-condicionado para dormir

As resoluções da Anvisa e OMS demonstram que a faixas de temperatura na ordem de 23 °C são ideais, inclusive durante o período de sono. Essas recomendações são válidas para cuidados com animais de estimação, bebês e demais usuários de todas as faixas etárias, incluindo vantagens para a melhor idade.