Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 12:00
Ricardo Lewandowski, 75 anos, aceitou nesta quarta-feira, 10, o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O anúncio será oficializado nesta quinta-feira feira, 11. O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ocupará uma vaga deixada por Flávio Dino (PSB-MA), foi indicada pelo petista e aprovada pelo Senado para compor a Suprema Corte.
Na última segunda-feira, 8, Lula e Lewandowski se reuniram no Palácio do Planalto, fora da agenda do presidente. Um novo encontro entre os dois aconteceu na noite de quarta-feira, 10, dessa vez no Palácio da Alvorada, com a participação de Dino. A reunião também não foi registrada oficialmente.
A decisão foi finalmente selada em uma terceira reunião realizada na noite de quarta-feira, 10. O nome do futuro titular da Justiça já era especulado desde o final de 2023, mas ficou 'maduro' depois do primeiro encontro. Porém, a posse do novo ministro ainda deve atrasar e poderá ser realizada apenas em fevereiro. Dino deve se desvincular da carga até esta sexta-feira, 12. Ele deseja retomar seu mandato como senador antes de assumir definitivamente o posto no STF, o que está previsto para 22 de fevereiro.
Nas redes sociais, Lula relembrou o histórico do ex-ministro do STF e disse que todos ganham com sua chegada ao Ministério da Justiça.