Rio de Janeiro registra sensação térmica de 62,3 graus e bate recorde de calor

A cidade do Rio de Janeiro registrou mais um recorde de sensação térmica neste domingo (17). Após os 60,1ºC registrados no sábado, os cariocas enfrentaram outro dia de calor intenso, com 62,3ºC de sensação térmica. De acordo com o Sistema Alerta Rio, essa medição foi feita na estação de Guaratiba, na Zona Oeste, às...

Publicado em 17 de março de 2024 às 16:42

A cidade do Rio de Janeiro registrou mais um recorde de sensação térmica neste domingo (17). Após os 60,1ºC registrados no sábado, os cariocas enfrentaram outro dia de calor intenso, com 62,3ºC de sensação térmica. De acordo com o Sistema Alerta Rio, essa medição foi feita na estação de Guaratiba, na Zona Oeste, às 9h55.

Até o momento, esse é o maior valor registrado desde 2014, quando as medições começaram a ser feitas pelo órgão. A sensação térmica é calculada com base nos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto mais altas forem essas duas variáveis, maior será a sensação de calor na região.

Guaratiba possui características geográficas que favorecem temperaturas e umidades elevadas, especialmente pela proximidade com o oceano e a influência de ventos quentes do quadrante norte durante a manhã.