Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

RS volta a ter alerta de temporais e neste fim de semana

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com as enchentes, conforme a previsão do tempo, pode ter a situação agravada neste final de semana. Isso porque, conforme a meteorologia, novas chuvas devem atingir o Estado a partir desta sexta-feira, 10, seguindo até o domingo, 12.

Conforme a previsão, a maior intensidade das chuvas deve atingir o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.

CONTINUE LENDO...

Diante disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais emitiu um alerta e considerou como “muito alta” a possibilidade do estado sofrer com novas ocorrências hidrológicas nas regiões Centro-Oriental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul.

Chuva, rajadas de vento e queda na temperatura

Conforme a previsão, há uma queda de temperatura no Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma frente fria pelo estado de Santa Catarina e a entrada de um ar mais frio pelo estado gaúcho.

Durante o dia de hoje, o sistema deve começar a recuar para o sul do estado, o que deve ocasionar rajadas de vento que podem dificultar o escoamento das águas da Lagoa dos Patos em direção ao oceano.

A previsão foi divulgada por meio de uma nota técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o documento, entre a hoje, 10, e a segunda-feira, 13, há expectativa de que chova mais e que seja de forma mais intensa no centro-leste e nordeste do estado, região que inclui Porto Alegre, onde as bacias captam água para o rio Guaíba, que atingiu níveis recordes de inundação.

Os modelos indicam que os acumulados de chuva podem superar os 150 milímetros (mm), que segundo os dados técnicos, podem agravar ainda mais a situação do estado.

Além disso, uma nova frente fria deve passar pelo estado e esta pode ser acompanhada da formação de um ciclone extratropical. Ao longo da semana, a previsão aponta que os sistemas podem causar queda nas temperaturas e também há possibilidade de chuva.

“As rajadas de vento seguirão soprando do setor sul e dificultando o escoamento das águas”, afirma a nota.

Com informações da CNN

VER MAIS

VER MAIS