Septicemia: entenda o quadro que levou Stenio Garcia à internação

O ator Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado no sábado, 1, em um hospital do Rio de Janeiro. O motivo da hospitalização seria um quadro de septicemia aguda. A septicemia, também conhecida como sepse, é uma infecção generalizada no sangue causada por agentes infecciosos como bactérias, fungos ou vírus. Já se sabe...

Publicado em 3 de julho de 2023 às 05:00

O ator Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado no sábado, 1, em um hospital do Rio de Janeiro. O motivo da hospitalização seria um quadro de septicemia aguda.

A septicemia, também conhecida como sepse, é uma infecção generalizada no sangue causada por agentes infecciosos como bactérias, fungos ou vírus. Já se sabe que uma bactéria causou o adoecimento do ator, mas não foi informada qual.

Idosos, crianças ou pacientes com alguma comorbidade são os mais vulneráveis a infecções assim, pois o sistema de defesa deles tem mais dificuldade de combater infecções.

De acordo com as informações divulgadas até aqui, o ator está sentindo fortes dores no quadril e nas pernas, mas está consciente e respira normalmente. Stenio Garcia recebeu antibióticos intravenosos neste domingo e teve uma leve melhora.

Sintomas de septicemia

Os sinais e sintomas da sepse variam de acordo com a causa e a gravidade da infecção. Em geral, eles incluem febre acima de 38°C, respiração acelerada, diminuição da pressão arterial, desmaios, confusão mental e diminuição da quantidade de urina.

O diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são medidas fundamentais para o controle das complicações. Em geral, a recuperação é realizado em UTIs com medicamentos intravenosos e observação de eventuais complicações.

Segundo o Instituto Latino-americano de Sepse (Ilas), 16,5% das mortes no Brasil estão relacionadas a quadros desta doença, representando aproximadamente 250 mil casos ao ano. Dados do Ilas apontam ainda que cerca de 30% das UTIs brasileiras são ocupadas por pessoas com quadros de septicemia.

Com informações do Metrópoles