Três novas espécies de cobras-corais são descobertas por cientistas do Museu Goeldi

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cientistas do Museu Paraense Emílio Goeldi, em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, realizaram uma importante descoberta: identificaram três novas espécies de cobras-corais verdadeiras! A pesquisa é parte da tese de doutorado do pesquisador paraense Lywouty Nascimento, que é o primeiro autor do artigo publicado na revista internacional Systematics and Biodiversity.

No Brasil, eram conhecidas 38 espécies de cobras-corais verdadeiras, agora o número subiu para 41. Apesar do Museu Goeldi focar em pesquisas sobre a Amazônia, também envolve pesquisas em outros biomas brasileiros. Este novo estudo é um exemplo, já que as espécies de corais foram descobertas nos biomas da Caatinga e Mata Atlântica. A descoberta “destaca não apenas a riqueza da biodiversidade brasileira, mas a importância da pesquisa científica em biomas pouco estudados e degradados pela ação humana” diz Lywouty.

CONTINUE LENDO...

Quando se descrevem novas espécies, os autores podem nomeá-las. Neste caso, o nome de duas das espécies, prestam homenagem a pesquisadores do mesmo tema. A espécie Micrurus janisrozei é uma homenagem para Janis A. Roze. A espécie Micrurus anibal é uma homenagem para Anibal R. M. Gimenez. Já a espécie chamada de Micrurus bonita presta tributo à figura icônica de Maria Bonita do cangaço.

Padrão das 3 novas espécies de cobras-corais descritas a partir da espécie Micrurus ibiboboca. Autor: Lywouty Nascimento.

Diferente do que muitos pensam, novas espécies não são descobertas a partir de uma andança pela floresta e avistamento de um bicho completamente novo (apesar de isso ser possível). Essas descobertas são feitas em geral, com animais presentes em coleções biológicas, em museus, a partir de espécies já conhecidas, como neste caso, as novas corais foram descritas a partir da espécie Micrurus ibiboboca. Isso mostra a importância dos acervos científicos como repositórios cruciais de biodiversidade, de onde descobertas como essas são facilitadas.

É importante destacar que, por mais que as cobras-corais sejam potencialmente perigosas para seres humanos, possuindo uma poderosa peçonha de ação neurotóxica, é improvável que alguém seja mordido por alguma. Os casos são raríssimos, menos de 1% dos acidentes no Brasil. Além disso, elas não dão bote e vivem escondidas a maior parte do tempo. Portanto, não tente manipular ou identificar cobras em geral por aí. Corais podem ter colorações mais escuras e pouco chamativas, nem sempre com aquele padrão de cor vermelha como as que estão presentes nas espécies da pesquisa.

Para a sociedade, a pesquisa contribui para o avanço do nosso conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, especialmente no que diz respeito a espécies com potencial médico e farmacológico, como no caso das cobras-corais verdadeiras. Além disso, chama a atenção para questões ambientais críticas relacionadas à conservação dos biomas da Caatinga e Mata Atlântica, o que reforça a necessidade de reconhecimento e respeito por todas as formas de vida.

A descoberta fruto da tese de doutorado do cientista Lywouty Nascimento, sob a coordenação da Dra. Ana Prudente no Laboratório de Herpetologia do Museu Goeldi, mostra o compromisso contínuo da instituição com a formação de pesquisadores e com a ampliação do conhecimento científico na grande área de biodiversidade. A pesquisa também teve colaboração da Dra. Roberta Graboski (Tel Aviv University), Dr. Nelson Jorge da Silva Jr (PUC-GO).

Coluna realizada com auxilio dos autores da pesquisa.

Siga o @rolecientifico nas redes sociais!

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }