Turquia realiza eleição e pode encerrar hegemonia de Erdogan

A Turquia realiza eleição neste domingo, 14, e o pleito que pode encerrar duas décadas de mandato do presidente Recep Tayyip Erdogan. Kemal Kiliçdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), tornou-se a principal ameaça ao atual presidente. Na pesquisa realizada no sábado, 13, um dia antes do pleito, os dois aparecem...

Publicado em 14 de maio de 2023 às 11:24

A Turquia realiza eleição neste domingo, 14, e o pleito que pode encerrar duas décadas de mandato do presidente Recep Tayyip Erdogan. Kemal Kiliçdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), tornou-se a principal ameaça ao atual presidente.

Na pesquisa realizada no sábado, 13, um dia antes do pleito, os dois aparecem empatados tecnicamente na disputa eleitoral. Caso vença, o social-democrata de esquerda Kiliçdaroglu será o 13º presidente da República da Turquia, que completa 100 anos em 2023.

Erdogan venceu cinco eleições parlamentares, duas presidenciais e três referendos, antes do sistema parlamentarista ser substituído pelo presidencialista, em 2017.

As eleições são vistas com atenção especial na Europa e nos Estados Unidos por se tratar de uma potência. Afinal, a Turquia possui o segundo maior exército da Otan.

O vencedor da disputa presidencial terá de definir as relações do país com o Ocidente – que enfrentou dificuldades com a gestão de Erdogan. Além de estabelecer o papel da Turquia na guerra entre Ucrânia e Rússia.

O país elege um novo presidente a cada cinco anos, que é responsável pela nomeação e destituição de ministros e funcionários do alto escalão. Neste domingo, mais de 64 milhões de pessoas poderão votar.

Com informações do Metrópoles