Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

Vídeo: barragem rompe em RS e governo pede evacuação imediata

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Barragem 14 de Julho, localizada em Cotiporã, no Rio Grande do Sul (RS), sofreu um rompimento parcial nesta quinta-feira, 2, conforme anunciado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, que reforçou o pedido de evacuação imediata da região.

“Recebemos há pouco a informação do rompimento da ombreira direita da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã. Segundo informação que recebi, como já estava o mesmo nível entre um trecho e o outro (da barragem), o efeito não vai ser de uma devastação, enxurrada, mas vai ter o curso livre do Rio Taquari, de Cotiporã em direção a Santa Bárbara, Roca Sales”, declarou Leite.

CONTINUE LENDO...

O vice-governador, Gabriel Souza, alertou para a possibilidade de colapso completo da barragem nas próximas horas.

O governador explicou que o rompimento causará o aumento dos níveis do Rio Taquari e Rio das Antes, que cortam a região. A preocupação se intensifica devido ao fato de que o Rio Taquari já havia ultrapassado os 31 metros de profundidade na noite da quarta-feira, 1º, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Na enchente de setembro do ano passado, o máximo registrado foi de 29 metros.

Leite também informou sobre os esforços para evacuar a população, apesar das dificuldades impostas pelas condições climáticas. Ele ressaltou que as autoridades estão buscando abrigar os residentes em áreas mais elevadas ao longo do curso dos rios.

Além disso, a Polícia Militar emitiu alertas para os moradores de Santa Tereza e das margens dos rios Das Antas e Taquari, recomendando a evacuação imediata.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, também fez um apelo à população, alertando que o volume de água poderá aumentar significativamente nos próximos minutos ou horas.

A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado orientando os moradores de vários municípios, incluindo Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado, a deixarem áreas de risco e buscarem abrigos públicos ou outros locais seguros para permanecerem durante a elevação dos níveis dos rios.

VER MAIS

VER MAIS