Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 15:49
Com 73 votos, Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos. A votação ocorreu no Senado neste sábado (01). >
Natural de Macapá (AP), Alcolumbre foi o senador mais jovem a assumir a presidência do Senado em 2019 aos 42 anos, e também o primeiro judeu. Para se eleger, o candidato precisava ter 41 votos, ou seja, maioria absoluta. Com o resultado, Alcolumbre se torna o terceiro presidente do Senado eleito com maior número de votos desde a redemocratização.
>
Os primeiros lugares do ranking são historicamente ocupados por senadores do atual MDB, antes chamado PMDB. Dividem as posições de presidentes mais votados Mauro Benevides, em 1991, e José Sarney, em 2003, ambos com 76 votos.
>
Esse será o segundo mandato de Alcolumbre no cargo. Antes, comandou a Casa Legislativa durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro (PL).
>
Em seu discurso antes da votação, Alcolumbre defendeu o respeito às prerrogativas de senadores e um Senado “soberano, autônomo, e independente”. Também pediu a retomada das comissões mistas para a análise de medidas provisórias. Os colegiados estão paralisados depois de um impasse com a Câmara nos últimos anos.
>
“As comissões mistas são obrigatórias por mandamento constitucional. Suprimi-las ou negligenciá-las não é apenas errado do ponto de vista do processo: é uma redução do papel do Senado”, disse no plenário.>