Avaliação positiva do governo Lula sobe para 29%, aponta Datafolha

Apesar da melhora, esse ainda é o segundo pior índice do atual mandato, ficando atrás apenas do registrado em fevereiro, quando a avaliação positiva estava em 24%.

Publicado em 5 de abril de 2025 às 11:23

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva).
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva). Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu cinco pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior e chegou a 29%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). Esse índice representa os brasileiros que consideram o governo “ótimo” ou “bom”.

Apesar da melhora, esse ainda é o segundo pior índice do atual mandato, ficando atrás apenas do registrado em fevereiro, quando a avaliação positiva estava em 24%.

Já o índice dos que consideram a gestão “ruim” ou “péssima” caiu de 41% para 38%, enquanto 32% dos entrevistados avaliam o governo como “regular”. Apenas 1% não souberam responder.

Comparativo com a pesquisa anterior

  • Ótimo/Bom: 29% (subiu de 24%)
  • Regular: 32% (mantido)
  • Ruim/Péssimo: 38% (caiu de 41%)
  • Não sabem: 1% (queda de 2%)

A pesquisa ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A leve recuperação na popularidade de Lula pode ser reflexo de ações recentes do governo federal em áreas como infraestrutura, educação e programas sociais, além da melhora nos indicadores econômicos, como inflação controlada e alta na geração de empregos. No entanto, o número ainda indica um cenário de desafio para o Planalto, principalmente no campo da comunicação e no enfrentamento de críticas da oposição.