Câmara vai analisar PL que propõe certificado de verificação de aeronaves comerciais

O PL 3220/24 de autoria da deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), tem o objetivo de garantir mais transparência quanto às condições das aeronaves comerciais, “prevenindo acidentes e aumentando a confiança na aviação civil.

Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 16:55

Câmara vai analisar PL que propõe certificado de verificação de aeronaves comerciais. 
Câmara vai analisar PL que propõe certificado de verificação de aeronaves comerciais.  Crédito: Paulo Pinto/ Agência Brasil 

Um Projeto de Lei (PL) que obriga as companhias aéreas a apresentar aos passageiros um certificado de verificação estrutural e operacional de aeronaves comerciais, está em análise na Câmara dos Deputados.

O PL 3220/24 de autoria da deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), atualmente na suplência, tem o objetivo de garantir mais transparência quanto às condições das aeronaves comerciais, “prevenindo acidentes e aumentando a confiança na aviação civil”.

Conforme a proposta, o certificado deverá ser apresentado aos passageiros e às autoridades aeroportuárias antes da decolagem, em formato digital ou físico. O documento deverá conter as seguintes informações:

- Data e horário da última inspeção realizada na aeronave;

- Estado de todas as partes críticas da estrutura, incluindo fuselagem, motores, trem de pouso e sistemas eletrônicos;

- Assinatura e identificação do engenheiro responsável pela inspeção; e

- Confirmação de que a aeronave está em perfeito estado para voar, sem qualquer comprometimento estrutural ou técnico.

Em caso de descumprimento da medida, a aeronave poderá ser impedida de decolar, até que a verificação seja realizada e o certificado seja apresentado. O texto também prevê multa e sanções administrativas impostas de acordo com a gravidade da infração, podendo ser suspensa a permissão de voar no país em caso de reincidência.

A proposta inclui a medida no Código Brasileiro de Aeronáutica.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Com informações da Agência Câmara.