Candidata sofre tentativa de homicídio em Mãe do Rio e pede investigação da PF, em Belém

O carro será submetido à perícia que pode fornecer pistas sobre o calibre das balas, posição dos criminosos e localização exatas dos tiros.

Publicado em 9 de setembro de 2024 às 13:14

Momento que os criminosos se aproximam e desferem os disparos em direção ao carro.
Momento que os criminosos se aproximam e desferem os disparos em direção ao carro. Crédito: Reprodução

Na noite do último domingo, 8, a candidata à prefeitura de Mãe do Rio pelo Partido Progressista (PP), Lays do Sabá, sofreu uma tentativa de homicídio, em Mãe do Rio, nordeste paraense. A candidata se dirigiu para Belém, capital paraense, para pedir à Polícia Federal que investigue o atentado, nesta segunda-feira, 9. Lays informa, também, que irá à Delegacia Geral da Polícia Civil, para relatar o fato ao chefe da PC, Walter Resende.

Segundo informações, Lays estava acompanhada do marido e de outro familiar, na hora em que dois homens chegam em uma motocicleta e disparam várias vezes contra o veículo. Se o carro que estava não fosse blindado, ela estaria morta. Câmeras de segurança mostram o momento que os criminosos se aproximam, nas imagens é possível ver que os disparos estavam em direção à cabeça de quem dirigia o carro e na direção do banco traseiro, onde estava a candidata. Cerca de sete tiros foram disparados, em seguida os pistoleiros fogem em disparada do local.

Uma das imagens capturadas pelas câmeras de segurança de um posto de combustível e da loja de conveniência onde a candidata e familiares estavam momentos antes do atentado, mostra os dois atiradores, que poderão ser identificados durante as investigações da polícia, para então chegar aos autores e possíveis mandantes da tentativa de homicídio. O carro será submetido à perícia que pode fornecer pistas sobre o calibre das balas, posição dos criminosos e localização exata dos tiros.

A candidata Lays do Sabá informa que ela e o marido, Gabriel, passam bem e sem ferimentos. Ela informa, ainda, que todas as providências estão sendo tomadas para apurar os culpados e punir todos os envolvidos. “Repudiamos toda e qualquer forma de violência. E na condição de mãe, mulher e candidata a prefeita de Mãe do Rio, é inaceitável essa violência política. Vamos exigir das autoridades do Estado que tome medidas urgente em defesa do Estado Democrático de Direito”. Ao final, Lays afirma que “desistir não é uma opção” e que continuará sua jornada para se tornar “a primeira mulher a governar Mãe do Rio”.

O Partido Progressista (PP), por meio de nota assinada pelo presidente do diretório estadual, Renato Ogawa, manifestou-se sobre o criminoso episódio. “Na qualidade de presidente estadual do Partido Progressistas (PP), venho me manifestar contra o atentado sofrido na noite deste domingo, 8, pela nossa candidata à prefeita de Mãe do Rio, Lays Marques (Lays do Sabá), quando teve seu carro alvejado por vários tiros em um posto de combustível. É inadmissível que nos dias de hoje ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse na política. Nós do Progressistas, rechaçamos toda e qualquer postura ou ato de violência, principalmente os que ferem a democracia em que se baseia e deve nortear a condução do processo eleitoral. Esperamos e contamos com as devidas providências urgentes e a apuração desse ato criminoso por parte das autoridades competentes, bem como a punição rigorosa desse atentado à vida de nossa companheira, que, além de candidata, é mulher, filha, esposa, mãe e cidadã”, finaliza o presidente do partido.

A prefeitura de Mãe do Rio e a coligação do candidato Bruno 15 enviaram notas sobre o ocorrido na noite deste domingo. “A Coligação Democrática de Mãe do Rio, do candidato Bruno Rabelo 15, do MDB, vem a público repudiar o ocorrido na noite deste domingo, 8, quando dois homens em uma moto atacaram a tiros o carro da candidata Lays do Sabá, num episódio atípico e reprovável na história política de Mãe do Rio. Felizmente, nenhum mal maior aconteceu. Ainda assim, cabe aqui refletir sobre os valores democráticos e morais que permeiam uma campanha política, que precisa, necessariamente, ser disputada dentro da legalidade, do bom senso e da racionalidade. A Coligação Democrática de Mãe do Rio também pede urgente e esclarecedora investigação dos fatos. É extremamente necessário identificar e punir todos os envolvidos na situação, bem como esclarecer as circunstâncias em que tudo aconteceu. A Prefeitura de Mãe do Rio, por meio do prefeito Doido Rabelo, vem a público repudiar, veementemente, todo e qualquer ato de violência que possa marcar, negativamente, a campanha eleitoral em nosso município.

Diante do ocorrido na noite do último domingo, 8, com a candidata Lays do Sabá, do Partido Progressista (PP), o prefeito Doido Rabelo entrou em contato com o delegado-geral de Polícia Civil, delgado Valter Rezende, para pedir rigorosa investigação sobre o fato, cujas circunstâncias precisam ser esclarecidas. Doido Rabelo também entrou em contato com a Superintendência da Polícia Civil na região e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Segup, pedindo agilidade nas investigações e segue acompanhado de perto este fato atípico em Mãe do Rio”.