Haddad diz que Brasil aguarda 'decisões concretas' de Trump para decidir sobre tarifas

Presidente dos EUA ameaçou taxar aço e alumínio que chegam aos EUA. Brasil é grande exportador de ambos. Lula já disse que adotará reciprocidade em caso de taxação.

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 12:09

Trump pode anunciar nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio.
Trump pode anunciar nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. Crédito: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que o governo vai esperar "decisões concretas" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de anunciar qualquer resposta a um eventual aumento de tarifas.

Trump pode anunciar nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio.

"O governo tomou uma decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos. Então o governo vai aguardar a decisão oficialmente, antes de qualquer manifestação", afirmou Haddad.

Questionado sobre uma eventual retaliação com a taxação das big techs (em sua maioria, empresas americana), Haddad disse que vai aguardar a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois das "medidas efetivamente implementadas".

Com informações do G1