Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 11:00
Os trabalhos do ano legislativo 2025 começaram oficialmente, nesta segunda-feira (17), com a leitura da mensagem do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), bairro da Cidade Velha, em Belém.
>
A sessão solene contou com a leitura da carta do gestor municipal aos representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado, além dos 32 vereadores presentes na casa, três não compareceram. >
No texto, Igor Normando apresentou as propostas de seu governo para os próximos anos, nas áreas da saúde, educação, transporte público, e turismo. O prefeito falou em trabalho de parceria entre prefeitura e vereadores, e se comprometeu em restaurar a administração pública visando a chegada da COP30, onde a cidade espera receber aproximadamente 60 mil visitantes. "Queremos colocar Belém de volta ao seu lugar de direito, como capital da Amazônia. Contaremos ao longo da nossa gestão com a parceria do Estado, para fazer com que seus habitantes vivam em um ambiente saudável e com segurança. O ano de 2025 é desafiador, em novembro o mundo estará com as atenções voltadas para Belém por conta da COP30, mas a cidade estará preparada para receber os turistas de 193 países e cinco continentes. É um desafio que estamos superando com muito trabalho|", explicou.
>
O prefeito ainda destacou as prioridades para os primeiros 100 dias de governo. Entre as medidas imediatas, a redução de gastos públicos, diminuição de cargos comissionados e número de secretarias e na fiscalização cuidadosa de contratos globais. Segundo Igor, a medida prevê uma economia de R$ 35 milhões a cada ano para a administração municipal de Belém. >
O presidente da Câmara Municpal de Belém, John Wayne, reforçou a importância da parceria entre os vereadores e prefeitura para o sucesso no andamento dos projetos. "O objetivo é trazer mais benefícios para Belém. Iniciamos hoje os trabalhos legislativos de 2025. Vamos seguir buscando avanços e qualidade de vida a nossos munícipes. Agradeço em nome de todos os vereadores, pelos votos de confiança, que mais uma vez o povo nos deu. Teremos uma COP 30 no final do ano, muitos investimentos estão sendo feitos e com certeza nossa belém será elogiada por todos.", disse o vereador.
>