PF cumpre mandado em investigação sobre filiação de Lula ao PL

Operação apura inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária (Filia) do TSE. Mandado de busca e apreensão é cumprido em MS

Publicado em 30 de outubro de 2024 às 13:52

Presidente Lula.
Presidente Lula. Crédito: Reprodução/Instagram

 Nesta quarta-feira, 30, a Polícia Federal deflagrou uma operação que tem como objetivo apurar a inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária (Filia), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As investigações tiveram início a partir de notícia-crime oriunda do próprio TSE, após identificar que o nome do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, havia sido filiado ao Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Operação Infiliatio cumpre um mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul. De acordo com a PF, durante a investigação, foi possível apurar que, na verdade, não houve propriamente invasão diretamente ao Filia, mas a realização fraudulenta de pedido de filiação partidária em nome do Presidente da República, contendo dados falsos.

A solicitação foi recebida pelo TSE, após a etapa de moderação realizada por funcionário do Partido Liberal, cuja atuação também é investigada.

Com informações do Metrópoles