Saiba quem é Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado

Senador eleito com 73 votos neste sábado (01), mantém boas relações com partidos de direita e esquerda.

Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 17:21

Reprodução -
Reprodução - Crédito: Redes sociais 

Pela segunda vez eleito à presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) era franco favorito. O senador que teve 73 votos nas eleições realizadas neste sábado (01),  já havia assumido o comando da casa nos anos de 2019 a 2021, no início do governo de Jair Bolsonaro.

Na disputa pela presidência contra Alcolumbie, estavam os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Alcolumbre teve 73 votos, enquanto Pontes e Girão tiveram 4 votos cada.

Alcolumbre possuía vantagem pelo bom relacionamento com a direita e com a esquerda e, nos últimos anos, durante a gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado, na presidência do Senado, também foi responsável por boa parte das negociações envolvendo emendas parlamentares e cargos.

Antes de ser eleito presidente, ele havia recebido indicações nos ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a de Juscelino Filho, na pasta das Comunicações, e a de Waldez Góes, à frente da Integração Nacional.

Eleito pela primeira vez em 2014, Alcolumbre, de 47 anos, está na política em cargos públicos desde 2001, quando tomou posse como vereador de Macapá, capital do Amapá. À época, tinha 23 anos e era filiado ao PDT. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo mesmo partido. Trocou de sigla em 2006, quando migrou para o PFL, que mudou de nome para DEM em 2007 e depois se fundiu com o PSL para formar o União Brasil, legenda à qual está filiado até hoje.