Senador americano protesta contra Trump e quebra recorde com discurso de 25h

Durante as mais de 24 horas de discurso, Cory Booker permaneceu em pé o tempo todo, sem fazer pausas, nem mesmo para ir ao banheiro.

Publicado em 1 de abril de 2025 às 23:08

Político fez o ato em protesto à medidas de Donald Trump.
Político fez o ato em protesto à medidas de Donald Trump. Crédito: Instagram/@corybooker

O senador democrata de Nova Jersey, Cory Booker, estabeleceu um novo recorde no Senado dos Estados Unidos nesta terça-feira (1º), ao manter um discurso por mais de 24 horas consecutivas.

A fala, que começou às 19h de segunda-feira (31 de março) no horário local, e terminou às 20h de terça-feira (1º), superou o antigo recorde do falecido senador republicano Strom Thurmond, que, em 1957, discursou por 24 horas e 18 minutos, o mais longo da história do Senado até então, para tentar bloquear a aprovação da Lei dos Direitos Civis.

Durante as mais de 24 horas de discurso, Booker permaneceu em pé o tempo todo, sem fazer pausas, nem mesmo para ir ao banheiro. Para evitar a tentação de se sentar, ele pediu a um assistente que retirasse sua cadeira do plenário.

O senador também contou com o apoio de outros democratas, que se revezaram no plenário para fazer perguntas, oferecendo-lhe breves alívios durante o esforço contínuo de sua fala.

Fonte: Gazeta do Povo